Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clínica Veterinária de Pardilhó

Temos como missão cuidar dos nossos pacientes com dedicação, empenho e compaixão, de forma a lhes proporcionar uma vida longa e saudável.

Temos como missão cuidar dos nossos pacientes com dedicação, empenho e compaixão, de forma a lhes proporcionar uma vida longa e saudável.

Os bulldogs e outras raças braquicefálicas: o que é importante saber!

Untitled design-4.png

O que é um cão braquicefálico?

É um cão com o focinho achatado. Como exemplo de raças de cães braquicefálicas temos o  Bulldog francês, o Bulldog Inglês, o  Pug, o Boxer, o Pequinês, entre outras. 

 

Quais os problemas de saúde mais frequentemente associados?

  • Problemas digestivos - As dificuldades respiratórias que estes animais apresentam fazem com que haja um aumento do esforço abdominal durante a inspiração que pode provocar alguns problemas digestivos, tais como vómito e regurgitação frequentes.
  • Problemas musculoesqueléticos e neurológicos - ao seleccionarmos para reprodução animais com a cauda em forma de saca rolha, podemos estar a seleccionar animais com anomalias vertebrais. Estas anomalias podem levar a compressão medular que, por sua vez, pode provocar alterações neurológicas como parésia/paralisia dos membros, incontinência urinária e/ou fecal, etc.
  • Problemas oftalmológicos - devido à conformação do crânio e ao achatamento das suas orbitas, os olhos destes animais estão mais expostos do que os de outras raças de cães, havendo um risco maior de lesões na córnea, assim como de proptose ocular em caso de trauma.
  • Problemas respiratórios - a conformação característica da sua cabeça e nariz faz com que estes cães desenvolvam, frequentemente, o chamado síndrome respiratório braquicefálico. 

 

Síndrome respiratório braquicefálico. O que é?

Add a subheading.png

No síndrome respiratório braquicefálico podem estar presentes 4 anomalias respiratórias

  • narinas estenóticas - narinas pequenas ou estreitas, que dificultam a passagem do ar pelo nariz durante a  inspiração/expiração.  
  • alongamento do palato mole - o palato mole, ie, a parte do céu da boca que se estende para trás, é demasiado longo e pode bloquear a entrada da traqueia.
  • traqueia hipoplásica - diâmetro da traqueia mais pequeno do que o normal quando comparado com um cão do mesmo tamanho.
  • eversão dos sáculos laríngeos - os sáculos laríngeos são pequenos “sacos” que se localizam à entrada da laringe. Estes sacos podem ficar evertidos, isto é, virados para fora da laringe, sempre que o cão se esforce por respirar através de  narinas estreitas e de um palato mole alongado que bloqueia a entrada da traqueia. Esta anomalia apesar de ser causada pelas outras, provoca uma obstrução respiratória adicional, agravando o quadro clínico do animal.

É frequente termos animais que apresentam mais do que uma destas alterações. 

Os cães com o síndrome braquicefálico apresentam dificuldades respiratórias que se manifestam por um respirar ruidoso (roncos), exacerbado  pelo exercício físico, calor ou stress.

 

Quais devem ser os principais cuidados a ter?

Evitar situações de stress, de exercício físico em excesso e de exposição ao calor, já que estas situações podem agravar as dificuldades respiratórias destes animais.

Ter um controlo de peso apertado, uma vez que estes sintomas são agravados pela obesidade.

Falar com o seu Médico Veterinário assistente de forma a avaliar o possível benefício de uma intervenção cirúrgica para corrigir algumas destas anomalias. A correcção cirúrgica das narinas estenóticas e do palato mole alongado é muitas vezes recomendada numa idade precoce de forma a evitar que se desenvolvam complicações subsequentes mais difíceis de resolver, como a eversão dos sáculos laríngeos.

 

A mascote do mês!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D