Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Clínica Veterinária de Pardilhó

Temos como missão cuidar dos nossos pacientes com dedicação, empenho e compaixão, de forma a lhes proporcionar uma vida longa e saudável.

Temos como missão cuidar dos nossos pacientes com dedicação, empenho e compaixão, de forma a lhes proporcionar uma vida longa e saudável.

O Natal está a chegar! Mantenha os seus animais em segurança

 

 

 

 

A época Natalícia está a chegar e são muitas as coisas que temos que preparar: os enfeites de natal, as prendas, os doces, etc. No entanto, e porque esta quadra pode também trazer alguns perigos para os nossos animais, aqui ficam alguns conselhos que deve ter em atenção, para que o seu animal passe esta quadra festiva em segurança:

 

#1 Enfeites de Natal - as decorações de Natal, como as bolas e as fitas, devem estar sempre fora do alcance dos animais. Apesar de raramente serem tóxicas, a sua ingestão pode provocar graves problemas no trato gastrointestinal do seu animal, como obstruções intestinais. O mesmo cuidado se deve aplicar às luzes de Natal. Caso mordam os fios, os animais podem apanhar choques eléctricos, e daí a importância de manter os fios eléctricos longe do seu alcance, cobrindo-os, por exemplo, com fita adesiva e colando-os ao chão. 

 

#2 Restos de comida - os restos de comida não devem ser dados aos nossos animais. Comida temperada, picante e com gordura pode provocar gastrite ou mesmo pancreatite, ao cão e ao gato. Restos com ossos ou espinhas também não devem ser dados, devido ao elevado risco de ficarem presos na garganta ou nos intestinos do animal.

 

#3 Chocolate - o chocolate pode ser tóxico, ou mesmo fatal, para cães e gatos, devido à teobromina, um estimulante natural da família da teína e da cafeína. Sintomas como vómitos, diarreia, fraqueza, dificuldades no equilíbrio, hiperexcitabilidade, espasmos musculares, convulsões, coma e arritmias cardíacas, podem ocorrer em casos de intoxicação por chocolate.  A toxicidade do chocolate varia conforme o tipo (o chocolate preto tem uma concentração maior de teobromina que o chocolate de leite ou o chocolate branco) e a quantidade ingerida, sendo que para um cão de 5 Kg 250gr de chocolate de leite ou 35gr de chocolate preto podem ser fatais!

 

#4 Alcool - O alcool é extremanente perigoso para os animais, mesmo em doses muito pequenas. Os sintomas por eles manifestados são semelhantes aos observados nas pessoas: tonturas, descoordenação motora, fraqueza muscular e coma, podendo levar à morte por paragem respiratória. 

 

#5 Xilitol (adoçante) - as guloseimas com adoçantes podem ser altamente tóxicas para os nossos animais de companhia. Mesmo a ingestão de uma pequena quantidade pode provocar letargia, vómitos, descoordenação motora, convulsões e, em casos mais graves, insuficiência hepática, que pode levar à morte do animal. Estima-se que o xilitol seja 100x mais tóxico que o chocolate, sendo que apenas 5gr de xilitol é suficiente para provocar uma insuficiencia hépatica num cão de 10Kg. 

 

#6 Plantas - algumas plantas como o azevinho, o visco ou a Flor-do Natal, características desta época natalícia, são tóxicas para os cães e os gatos.Náuseas , vómitos e diarreias são sintomas que os animais podem manifestar caso as ingiram. O visco pode provocar também alterações cardíacas. Caso decida ter alguma destas plantas em casa, mantenha-as longe do alcance do seu animal

 

A Clínica Veterinária de Pardilhó deseja a todos umas Boas Festas!

A mascote do mês!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D